Logística/Localização/Localização minimax/Localização minimax de uma única instalação com distâncias rectilineares

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Nesta divisão, seguem-se problemas de localização minimax de uma única instalação sob a suposição de distâncias rectilíneares.

Como exemplo de um problema minimax de uma única instalação com distâncias rectilineares, temos o seguinte modelo, admitindo que as instalações existentes estão localizadas nos pontos(a1,,b1,), …….., (pm,, bm,) e que a nova instalação está localizada nos pontos(x,y). A distancia máxima rectilinear entre a nova instalação e qualquer outra existente é dada pela seguinte expressão:

            f(x,y)=max(|xat|+|ybt|) 1≤t≤m  (1)

O problema de localização minimax é, então, encontrar uma posição (x, y) para a nova instalação que faz o menor f(x,y) possível. Ou seja, queremos minimizar a distância entre a nova instalação e as instalações existentes, dai o termo "minimax". É também importante reconhecer que os problemas de localização minimax ocorrem em diferentes contextos físicos em relação aos problemas de localização minimum custo total. Generalizando, pode-se afirmar que um problema minimax é um problema local, quando é mais importante fornecer um serviço rápido, ou o acesso conveniente, do que é para minimizar o custo totala longo prazo.

Temos agora um processo de estado para encontrar todos os pontos (x, y) que minimizam a função definida por (1), uma justifição para o procedimento será dado após a sua declaração. Nas expressões de C1 a C4 que se seguem, definir todos gt para zero, e calcule:


c1=min(at+btgt),1≤t≤m

c2=max(at+bt+gt),1≤t≤m

c3=min(at+btgt),1≤t≤m

c4=max(at+bt+gt),1≤t≤m

c5=max(c2c1,c4c3)

Para qualquer ponto (x,y), juntar os pontos sobre o segmento de recta;

1/2(c1c3,c1+c3+c5),

1/2(c2c4,c2+c4c5),

Isto é a localização minimax que minimiza a função defenida por (1), o mínimo valor da função é c5/2.


Predefinição:AutoCat