Curso de termodinâmica/Variação de entropia durante processos irreversíveis

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Com exceção das reações no equilíbrio, as reações químicas são , em geral, processos irreversíveis. Como se calcula a variação de entropia de uma reação? Não podemos utilizar, como em termoquímica, as reações de formação padrões, visto que, no contrário de ΔH, não podemos medir diretamente ΔS para nenhuma reação química (ΔS é diferente de δQ/T). Utilizaremos a entropia absoluta dos corpos puros à temperatura considerada, ST:

Calculamos ST por meio das entalpias associadas às transições de fases e das capacidades caloríficas em função da temperatura. Para um gás, por exemplo:

ST=So+0TfusaoCp(sol)TdT+ΔHfusaoTfusao+TfusaoTebulicaoCP(liq)TdT+ΔHvapTebulicao+TebulicaoTCP(gas)TdT

onde S0 é a entropia do corpo a T = ØK. Poderíamos então determinar a entropia de um composto a qualquer temperatura se podermos estimar a sua entropia a ØK.

Entropia dos corpos puros a Ø k. Terceira lei da termodinâmica

É possível, por meio das capacidades caloríficas dos reagentes e dos produtos de extrapolar a baixa temperatura as entropias de numerosas reações químicas ou transições de fase. Na maioria dos casos, a extrapolação a 0 K fornece valores muito pequenos, próximos de zero. Este indica que, no zero absoluto, as entropias dos reagentes e dos produtos são iguais. Em outros termos, a maioria dos corpos puros tem , a 0 K , a mesma entropia ΔS0. A entropia é uma medição da desordem molecular. Estes corpos puros não podem ter a 0 K o mesmo grau de ordem sendo quimicamente diferente a menos de ser perfeitamente ordenados e então possuir todos uma entropia nula (em efeito, num sistema perfeitamente ordenado, existe só uma maneira de distribuir as moléculas). Este resultado constitui a terceira lei da termodinâmica:

Scorpopuro=0 a oK


De uma maneira parecida que para S, podemos expressar a entalpia absoluta de um corpo puro, HT, por:

HT=Ho+0TfusaoCp(sol)dT+ΔHfusao+TfusaoTebulicaoCP(liq)dT+ΔHvap+TebulicaoTCP(gas)dT

Porém H0 não é nulo e depende do corpo considerado. Para algumas aplicações, necessitaremos dos valores de (HT - H0), que se acham em tabelas.

Predefinição:AutoCat