Ajuda:Marcação TeX

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O software MediaWiki usa um subconjunto de instruções da marcação TeX (incluindo algumas extensões do LaTeX e AMSLaTeX) para formulação matemática. Ele gera ou imagens PNG ou marcação HTML simples, dependendo das preferências do usuário e da complexidade da expressão. No futuro, à medida que os navegadores tornem-se mais inteligentes, serão capazes de gerar HTML avançado ou mesmo MathML em muitos casos.

Mais precisamente, o MediaWiki filtra a marcação através do Texvc, que por sua vez passa os comandos ao TeX para renderização. Portanto, apenas uma parte limitada de toda a linguagem TeX é suportada; leia abaixo para maiores detalhes.

Sintaxe

Marcações matemáticas entram dentro das tags: <math> ... </math>. A barra de edição no tema Monobook (pode ser selecionado em "Apresentação da página" nas suas preferências) tem um botão para isso (Fórmula matemática (LaTeX)).

Similarmente ao HTML, no TeX espaços e "enter"s são ignorados.

Predefinições do MediaWiki, variáveis e parâmetros não podem ser usados dentro de tags matemáticas, veja uma demonstração.

Renderização

As imagens PNG são mostradas em preto e branco (não transparente). Estas cores, assim como os tamanhos e tipos de fontes, não dependem das configurações do navegador ou CSS. Tamanhos e tipos de fontes irão muitas vezes se distinguir das que o HTML renderiza. O alinhamento vertical com o texto em volta pode também ser um problema. O seletor css das imagens é img.tex.


O atributo alt das imagens PNG (o texto que é mostrado se seu navegador não pode mostrar imagens; o "Internet Explorer" as mostra no alto da caixa dentro da área da imagem) é o wikitexto que as produziu, excluindo-se <math> e </math>.

Diferente de nomes de funções e operadores, como é costumeiramente observado na matemática para variáveis, letras são usadas em itálico; os números não. Para outros tipos de texto (como rótulos de variáveis), para evitar que sejam renderizados em itálico como variáveis, use \mbox ou \mathrm. Por exemplo, <math>\text{abc}</math> nos dá abc. Isto não funciona para caracteres especiais, eles são ignorados:

<math>\text {ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyzÀÁÂÃÄÅÆÇÈÉÊËÌÍÎÏÐÑÒÓÔÕÖרÙÚÛÜÝÞßàáâãäåæçèéêëìíîïðñòóôõö÷øùúûüýþÿĀāĂ㥹ĆćĈĉĊċČčĎďĐđĒēĔĕĖėĘęĚěĜĝĞğĠġĢģĤĥĦħĨĩĪīĬĭĮįİıIJijĴĵĶķĸĹĺĻļĽľĿŀŁłŃńŅņŇňʼnŊŋŌōŎŏŐőŒœŔŕŖŗŘřŚśŜŝŞşŠšŢţŤťŦŧŨũŪūŬŭŮůŰűŲųŴŵŶŷŸŹźŻżŽžſ}</math>

resulta em:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyzÀÁÂÃÄÅÆÇÈÉÊËÌÍÎÏÐÑÒÓÔÕÖרÙÚÛÜÝÞßàáâãäåæçèéêëìíîïðñòóôõö÷øùúûüýþÿĀāĂ㥹ĆćĈĉĊċČčĎďĐđĒēĔĕĖėĘęĚěĜĝĞğĠġĢģĤĥĦħĨĩĪīĬĭĮįİıIJijĴĵĶķĸĹĺĻļĽľĿŀŁłŃńŅņŇňʼnŊŋŌōŎŏŐőŒœŔŕŖŗŘřŚśŜŝŞşŠšŢţŤťŦŧŨũŪūŬŭŮůŰűŲųŴŵŶŷŸŹźŻżŽžſ

TeX x HTML

Antes de introduzir a marcação TeX para produzir caracteres especiais, seria usual verificar, como esta tabela de comparação mostra, que algumas vezes resultados similares podem ser produzidos com HTML.

Sintaxe TeX (forçando PNG) Renderização TeX Sintaxe HTML Renderização HTML
<math>\alpha\,\!</math> α {{math|<VAR>&alpha;</VAR>}} Predefinição:Math
<math>\sqrt{2}</math> 2 {{math|{{raiz|2}}}} Predefinição:Math
<math>\sqrt{1-e^2}</math> 1e2 {{math|{{raiz|1 − ''e''²}}}} Predefinição:Math

Os códigos da esquerda produzem os símbolos da direita, mas os últimos também podem ser colocados diretamente no wikitexto, exceto para ‘=’.


&alpha; &beta; &gamma; &delta; &epsilon; &zeta;
&eta; &theta; &iota; &kappa; &lambda; &mu; &nu;
&xi; &omicron; &pi; &rho;  &sigma; &sigmaf;
&tau; &upsilon; &phi; &chi; &psi; &omega;
&Gamma; &Delta; &Theta; &Lambda; &Xi; &Pi;
&Sigma; &Phi; &Psi; &Omega;
α β γ δ ε ζ
η θ ι κ λ μ ν
ξ ο π ρ σ ς
τ υ φ χ ψ ω
Γ Δ Θ Λ Ξ Π
Σ Φ Ψ Ω
&int; &sum; &prod; &radic; &minus; &plusmn; &infin;
&asymp; &prop; {{=}} &equiv; &ne; &le; &ge;
&times; &middot; &divide; &part; &prime; &Prime;
&nabla; &permil; &deg; &there4; &oslash; &oslash;
&isin; &notin;
&cap; &cup; &sub; &sup; &sube; &supe;
&not; &and; &or; &exist; &forall;
&rArr; &hArr; &rarr; &harr; &uarr; 
&alefsym; - &ndash; &mdash;
∫ ∑ ∏ √ − ± ∞
≈ ∝ = ≡ ≠ ≤ ≥
× · ÷ ∂ ′ ″
∇ ‰ ° ∴ Ø ø
∈ ∉ ∩ ∪ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇
¬ ∧ ∨ ∃ ∀
⇒ ⇔ → ↔ ↑
ℵ - – —

O uso de HTML ao invés do TeX está ainda sob discussão. Os argumentos para ambas as soluções podem ser sintetizados como segue:

Prós do HTML

  1. Formulação com HTML em linha sempre alinha apropriadamente com o resto do texto HTML.
  2. A cor de fundo das fórmulas, tamanho das fontes e cor do texto combinam com o resto do conteúdo em HTML e a aparência respeita a CSS e as configurações do navegador enquanto a forma da fonte (typeface) é convenientemente alterada para ajudar você a identificar uma fórmula.
  3. Páginas que utilizam HTML serão carregadas com maior velocidade e irão criar menos confusão em seu disco rígido.
  4. O typeset de uma fórmula com código HTML será acessível para scripts com links do lado do cliente (a.k.a. scriptlets).
  5. A exibição de uma fórmula inserida através de predefinições matemáticas podem ser convenientemente alteradas através da modificação das predefinições envolvidas; tal modificação irá afetar todas as fórmulas relevantes sem qualquer intervenção manual.
  6. O código HTML, se digitado cuidadosamente, irá conter toda a informação semântica para transformar a equação novamente para TexX ou qualquer outro código conforme necessário. Ele pode até mesmo conter diferenças que o TeX normalmente não compreende, por exemplo {{math|''i''}} para a unidade imaginária e {{math|<VAR>i</VAR>}} para uma variável indexadora arbitrária.


Prós do TeX

  1. O TeX é semanticamente superior ao HTML. No TeX, "<math>x</math>" significa "variável matemática x", enquanto que no HTML "x" pode ser qualquer coisa. A informação foi irremediavelmente perdida.
  2. Por outro lado, se você codificar a mesma fórmula como "{{math|<VAR>x</VAR>}}", você obtém o mesmo efeito visual Predefinição:Math e nenhuma informação é perdida. Isto exige cuidado e mais digitação, podendo fazer a fórmula difícil de compreender conforme é digitada. Por outro lado, uma vez que há mais leitores do que editores, este esforço vale a pena ser considerado.
  3. O TeX foi especificamente desenhado para formatação de fórmulas, logo sua entrada é mais fácil e mais natural se você está acostumado a ela, e sua saída é esteticamente mais agradável se você focar em uma única fórmula em vez de toda a página que a contém.
  4. Também qualquer pessoa que já tenha escrito fórmulas matemáticas num nível profissional já é familiar com TeX.
  5. Uma consequência do tópico 1 é que o código TeX pode ser transformado em HTML, mas o contrário não.Predefinição:Ref Isto significa que no lado do servidor nós podemos sempre transformar uma fórmula, baseado na sua complexidade e localização no texto, preferências do usuário, tipo do navegador, etc. Portanto, onde é possível, todos os benefícios do HTML podem ser mantidos, junto com os benefícios do TeX. É verdade que a situação atual não é a ideal, mas isso não é uma boa razão para descartar informação/conteúdo. É sim uma razão para ajudar a melhorar a situação.
  6. Outra consequência do ponto 1 é que TeX pode ser convertido para MathML em navegadores que suportam tal recurso, mantendo assim sua semântica e permitindo uma renderização mais adequada para leitores que possuem hardware gráfico.
  7. Quando escrevendo em TeX, os editores não precisam se preocupar se esta ou aquela versão deste ou daquele navegador suporta esta ou aquela entidade HTML. A estrutura que toma decisões é colocada no servidor. Isto não vale para as formulas em HTML, que podem facilmente acabar sendo renderizada incorretamente ou com aspecto que não era aquele da intenção do editor em um navegador diferente do que este usou.Predefinição:Ref
  8. Mais importante, a fonte serifada usada para renderizar fórmulas é dependente do navegador e poderiam ser perdidos símbolos importantes. Enquanto o navegador geralmente é capaz de substituir um símbolo conhecido de uma família de fontes diferente, pode não ser esse o caso para símbolos combinados (compare ‘ Predefinição:IPA ’ e ‘  ’).
  9. O TeX é a linguagem de formatação preferida pela maioria dos profissinais da matemática, das ciências e das engenharias em geral. É mais fácil persuadi-los a contribuir se eles podem escrever em TeX.
Predefinição:Note a não ser que seu wikitexto siga o estilo do ponto 2
Predefinição:Note O problema de suporte a entidade não é limitado a fórmulas matemáticas, no entanto; pode ser facilmente resolvido usando os caracteres correspondentes em vez das entidades, como o repertório de ligações para caracteres faz, exceto para os casos onde os símbolos correspondentes são visualmente indistinguíveis (por exemplo &ndash; para ‘–’ e &minus; para ‘−’).


Funções, símbolos, caracteres especiais

Acentos/sinais fonéticos

\acute{a} \grave{a} \hat{a} \tilde{a} \breve{a} a´a`a^a~a˘
\check{a} \bar{a} \ddot{a} \dot{a} aˇa¯a¨a˙

Funções padrão

\sin a \cos b \tan c sinacosbtanc
\sec d \csc e \cot f secdcscecotf
\arcsin h \arccos i \arctan j arcsinharccosiarctanj
\sinh k \cosh l \tanh m \coth n sinhkcoshltanhmcothn
\operatorname{sh}\,o\,\operatorname{ch}\,p\,\operatorname{th}\,q shochpthq
\operatorname{arsinh}\,r\,\operatorname{arcosh}\,s\,\operatorname{artanh}\,t arsinhrarcoshsartanht
\lim u \limsup v \liminf w \min x \max y limulim supvlim infwminxmaxy
\inf z \sup a \exp b \ln c \lg d \log e \log_{10} f \ker g infzsupaexpblnclgdlogelog10fkerg
\deg h \gcd i \Pr j \det k \hom l \arg m \dim n deghgcdiPrjdetkhomlargmdimn

Aritmética modular

s_k \equiv 0 \pmod{m} sk0(modm)
a\,\bmod\,b amodb

Derivadas

\nabla \, \partial x \, dx \, \dot x \, \ddot y\, dy/dx\, \frac{dy}{dx}\, \frac{\partial^2 y}{\partial x_1\,\partial x_2} xdxx˙y¨dy/dxdydx2yx1x2

Conjuntos

\forall \exists \empty \emptyset \varnothing
\in \ni \not \in \notin \subset \subseteq \supset \supseteq ∉
\cap \bigcap \cup \bigcup \biguplus \setminus \smallsetminus
\sqsubset \sqsubseteq \sqsupset \sqsupseteq \sqcap \sqcup \bigsqcup

Operadores

+ \oplus \bigoplus \pm \mp - +±
\times \otimes \bigotimes \cdot \circ \bullet \bigodot ×
\star * / \div \frac{1}{2} */÷12

Lógica

\land (or \and) \wedge \bigwedge \bar{q} \to p q¯p
\lor \vee \bigvee \lnot \neg q \And ¬¬q&

Raízes

\sqrt{2} \sqrt[n]{x} 2xn

Relações

\sim \approx \simeq \cong \dot= \overset{\underset{\mathrm{def}}{}}{=} =˙=def
\le < \ll \gg \ge > \equiv \not\equiv \ne \mbox{or} \neq \propto <>≢or

Geométricos

\Diamond \Box \triangle \angle \perp \mid \nmid \| 45^\circ 45

Setas

\leftarrow (or \gets) \rightarrow (or \to) \nleftarrow \nrightarrow \leftrightarrow \nleftrightarrow \longleftarrow \longrightarrow \longleftrightarrow ↛
\Leftarrow \Rightarrow \nLeftarrow \nRightarrow \Leftrightarrow \nLeftrightarrow \Longleftarrow \Longrightarrow \Longleftrightarrow (or \iff)
\uparrow \downarrow \updownarrow \Uparrow \Downarrow \Updownarrow \nearrow \searrow \swarrow \nwarrow
\rightharpoonup \rightharpoondown \leftharpoonup \leftharpoondown \upharpoonleft \upharpoonright \downharpoonleft \downharpoonright \rightleftharpoons \leftrightharpoons
\curvearrowleft \circlearrowleft \Lsh \upuparrows \rightrightarrows \rightleftarrows \Rrightarrow \rightarrowtail \looparrowright
\curvearrowright \circlearrowright \Rsh \downdownarrows \leftleftarrows \leftrightarrows \Lleftarrow \leftarrowtail \looparrowleft
\mapsto \longmapsto \hookrightarrow \hookleftarrow \multimap \leftrightsquigarrow \rightsquigarrow

Especiais

\And \eth \S \P \% \dagger \ddagger \ldots \cdots &ð§%
\smile \frown \wr \triangleleft \triangleright \infty \bot \top
\vdash \vDash \Vdash \models \lVert \rVert \imath \hbar ı
\ell \mho \Finv \Re \Im \wp \complement
\diamondsuit \heartsuit \clubsuit \spadesuit \Game \flat \natural \sharp

Diversos

\vartriangle \triangledown \lozenge \circledS \measuredangle \nexists \Bbbk \backprime \blacktriangle \blacktriangledown 𝕜
\blacksquare \blacklozenge \bigstar \sphericalangle \diagup \diagdown \dotplus \Cap \Cup \barwedge
\veebar \doublebarwedge \boxminus \boxtimes \boxdot \boxplus \divideontimes \ltimes \rtimes \leftthreetimes
\rightthreetimes \curlywedge \curlyvee \circleddash \circledast \circledcirc \centerdot \intercal \leqq \leqslant
\eqslantless \lessapprox \approxeq \lessdot \lll \lessgtr \lesseqgtr \lesseqqgtr \doteqdot \risingdotseq
\fallingdotseq \backsim \backsimeq \subseteqq \Subset \preccurlyeq \curlyeqprec \precsim \precapprox \vartriangleleft
\Vvdash \bumpeq \Bumpeq \geqq \geqslant \eqslantgtr \gtrsim \gtrapprox \eqsim \gtrdot
\ggg \gtrless \gtreqless \gtreqqless \eqcirc \circeq \triangleq \thicksim \thickapprox \supseteqq
\Supset \succcurlyeq \curlyeqsucc \succsim \succapprox \vartriangleright \shortmid \shortparallel \between \pitchfork
\varpropto \blacktriangleleft \therefore \backepsilon \blacktriangleright \because \nleqslant \nleqq \lneq \lneqq
\lvertneqq \lnsim \lnapprox \nprec \npreceq \precneqq \precnsim \precnapprox \nsim \nshortmid
\nvdash \nVdash \ntriangleleft \ntrianglelefteq \nsubseteq \nsubseteqq \varsubsetneq \subsetneqq \varsubsetneqq \ngtr
\subsetneq
\ngeqslant \ngeqq \gneq \gneqq \gvertneqq \gnsim \gnapprox \nsucc \nsucceq \succneqq
\succnsim \succnapprox \ncong \nshortparallel \nparallel \nvDash \nVDash \ntriangleright \ntrianglerighteq \nsupseteq
\nsupseteqq \varsupsetneq \supsetneqq \varsupsetneqq
\jmath \surd \ast \uplus \diamond \bigtriangleup \bigtriangledown \ominus ȷ
\oslash \odot \bigcirc \amalg \prec \succ \preceq \succeq ⨿
\dashv \asymp \doteq \parallel
\ulcorner \urcorner \llcorner \lrcorner

Expressões grandes

Subescritos, sobrescritos, integrais

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
HTML PNG
Sobrescritos a^2 a2 a2
Subescritos a_2 a2 a2
Agrupamentos a^{2+2} a2+2 a2+2
a_{i,j} ai,j ai,j
Combinando sub & sobre x_2^3 x23
Sobre sobrescritos 10^{10^{ \,\!{8} } 10108
Sobre sobrescritos 10^{10^{ \overset{8}{} }} 10108
Sobre sobrescritos (incorreto em HTML em alguns navegadores) 10^{10^8} 10108
Precedendo ou adicionando sub & sobrescritos \sideset{_1^2}{_3^4}\prod_a^b 3412ab
{}_1^2\!\Omega_3^4 12Ω34
Empilhamento \overset{\alpha}{\omega} ωα
\underset{\alpha}{\omega} ωα
\overset{\alpha}{\underset{\gamma}{\omega}} ωγα
\stackrel{\alpha}{\omega} ωα
Derivadas (PNG forçado) x', y'', f', f''\!   x,y,f,f
Derivadas (f em itálico pode causar sobreposições em HTML) x', y'', f', f'' x,y,f,f x,y,f,f
Derivadas (incorreto em HTML) x^\prime, y^{\prime\prime} x,y x,y
Derivadas (incorreto em PNG) x\prime, y\prime\prime x,y x,y
Derivadas com pontos \dot{x}, \ddot{x} x˙,x¨
Sublinhados, sobrelinhados, vetores \hat a \ \bar b \ \vec c a^ b¯ c
\overrightarrow{a b} \ \overleftarrow{c d} \ \widehat{d e f} ab cd def^
\overline{g h i} \ \underline{j k l} ghi jkl_
Arrows A \xleftarrow{n+\mu-1} B \xrightarrow[T]{n\pm i-1} C An+μ1BTn±i1C
Sobrechaves \overbrace{ 1+2+\cdots+100 }^{5050} 1+2++1005050
Subchaves \underbrace{ a+b+\cdots+z }_{26} a+b++z26
Somatórios \sum_{k=1}^N k^2 k=1Nk2
Somatórios (\textstyle forçado) \textstyle \sum_{k=1}^N k^2 k=1Nk2
Produtórios \prod_{i=1}^N x_i i=1Nxi
Produtórios (\textstyle forçado) \textstyle \prod_{i=1}^N x_i i=1Nxi
Coprodutórios \coprod_{i=1}^N x_i i=1Nxi
Coprodutórios(\textstyle forçado) \textstyle \coprod_{i=1}^N x_i i=1Nxi
Limites \lim_{n \to \infty}x_n limnxn
Limites (\textstyle forçado) \textstyle \lim_{n \to \infty}x_n limnxn
Integrais \int\limits_{1}^{3}\frac{e^3/x}{x^2}\, dx 13e3/xx2dx
Integrais (estilo de limites alternativo) \int_{1}^{3}\frac{e^3/x}{x^2}\, dx 13e3/xx2dx
Integrais (\textstyle forçado) \textstyle \int\limits_{-N}^{N} e^x\, dx NNexdx
Integrais (\textstyle forçado, estilo de limites alternativo) \textstyle \int_{-N}^{N} e^x\, dx NNexdx
Integrais duplas \iint\limits_D \, dx\,dy Ddxdy
Integrais triplas \iiint\limits_E \, dx\,dy\,dz Edxdydz
Integrais quadruplas \iiiint\limits_F \, dx\,dy\,dz\,dt Fdxdydzdt
Integrais de linha ou de caminhos \int_C x^3\, dx + 4y^2\, dy Cx3dx+4y2dy
Integrais de linha ou caminhos fechados \oint_C x^3\, dx + 4y^2\, dy Cx3dx+4y2dy
Interseções \bigcap_1^n p 1np
Uniões \bigcup_1^k p 1kp


Frações, matrizes, multilinhas

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Frações \frac{2}{4}=0.5 24=0.5
Frações pequenas \tfrac{2}{4} = 0.5 24=0.5
Frações grandes (normal) \dfrac{2}{4} = 0.5 \qquad \dfrac{2}{c + \dfrac{2}{d + \dfrac{2}{4}}} = a 24=0.52c+2d+24=a
Frações grandes (aninhadas) \cfrac{2}{c + \cfrac{2}{d + \cfrac{2}{4}}} = a 2c+2d+24=a
Coeficientes binomiais \binom{n}{k} (nk)
Coeficientes binomiais pequenos \tbinom{n}{k} (nk)
Coeficientes binomiais grandes (normal) \dbinom{n}{k} (nk)
Matrizes
\begin{matrix}
x & y \\
z & v
\end{matrix}
xyzv
\begin{vmatrix}
x & y \\
z & v
\end{vmatrix}
|xyzv|
\begin{Vmatrix}
x & y \\
z & v
\end{Vmatrix}
xyzv
\begin{bmatrix}
0      & \cdots & 0      \\
\vdots & \ddots & \vdots \\
0      & \cdots & 0
\end{bmatrix}
[0000]
\begin{Bmatrix}
x & y \\
z & v
\end{Bmatrix}
{xyzv}
\begin{pmatrix}
x & y \\
z & v
\end{pmatrix}
(xyzv)
\bigl( \begin{smallmatrix}
a&b\\ c&d
\end{smallmatrix} \bigr)
(abcd)
Distinção de casos
f(n) =
\begin{cases} 
n/2,  & \mbox{if }n\mbox{ is even} \\
3n+1, & \mbox{if }n\mbox{ is odd}
\end{cases}
f(n)={n/2,if n is even3n+1,if n is odd
Equações em várias linhas
\begin{align}
f(x) & = (a+b)^2 \\
& = a^2+2ab+b^2 \\
\end{align}
f(x)=(a+b)2=a2+2ab+b2
\begin{alignat}{2}
f(x) & = (a-b)^2 \\
& = a^2-2ab+b^2 \\
\end{alignat}
f(x)=(ab)2=a22ab+b2
Equações em várias linhas (deve definir o número de colunas usadas ({lcr}) (não deve ser usado a menos que seja necessário)
\begin{array}{lcl}
z        & = & a \\
f(x,y,z) & = & x + y + z 
\end{array}
z=af(x,y,z)=x+y+z
Equações em várias linhas (mais)
\begin{array}{lcr}
z        & = & a \\
f(x,y,z) & = & x + y + z    
\end{array}
z=af(x,y,z)=x+y+z
Quebrando uma grande expressão de modo que ela mude de linha conforme necessário

<math>f(x) \,\!</math>
<math>= \sum_{n=0}^\infty a_n x^n </math>
<math>= a_0+a_1x+a_2x^2+\cdots</math>

f(x)=n=0anxn=a0+a1x+a2x2+

Equações simultâneas
\begin{cases}
3x + 5y +  z \\
7x - 2y + 4z \\
-6x + 3y + 2z
\end{cases}
{3x+5y+z7x2y+4z6x+3y+2z
Tabelas
\begin{array}{|c|c||c|} a & b & S \\
\hline
0&0&1\\
0&1&1\\
1&0&1\\
1&1&0\\
\end{array}
abS001011101110

Expressões grandes com parênteses, colchetes, barras

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Ruim ( \frac{1}{2} ) (12)
Bom \left ( \frac{1}{2} \right ) (12)

Você pode usar vários delimitadores com \left e \right:

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Parênteses \left ( \frac{a}{b} \right ) (ab)
Colchetes \left [ \frac{a}{b} \right ] \quad \left \lbrack \frac{a}{b} \right \rbrack [ab][ab]
Chaves \left \{ \frac{a}{b} \right \} \quad \left \lbrace \frac{a}{b} \right \rbrace {ab}{ab}
Delimitadores anglulares \left \langle \frac{a}{b} \right \rangle ab
Barras e barras duplas \left | \frac{a}{b} \right \vert \left \Vert \frac{c}{d} \right \| |ab|cd
Funções maior inteiro e menor inteiro \left \lfloor \frac{a}{b} \right \rfloor \left \lceil \frac{c}{d} \right \rceil abcd
Barra e contrabarra \left / \frac{a}{b} \right \backslash /ab\
Setas para cima, baixo e nas duas direções \left \uparrow \frac{a}{b} \right \downarrow \quad \left \Uparrow \frac{a}{b} \right \Downarrow \quad \left \updownarrow \frac{a}{b} \right \Updownarrow ababab
Delimitadores podem ser misturados,
contanto que o número de \left e \right sejam iguais
\left [ 0,1 \right )</code> <br/> <code>\left \langle \psi \right | [0,1)
ψ|
Use \left. e \right. se você não
quer que um delimitador apareça:
\left . \frac{A}{B} \right \} \to X AB}X
Tamanho dos delimitadores \big( \Big( \bigg( \Bigg( \dots \Bigg] \bigg] \Big] \big]/ ((((]]]]
\big\{ \Big\{ \bigg\{ \Bigg\{ \dots \Bigg\rangle \bigg\rangle \Big\rangle \big\rangle {{{{
\big\| \Big\| \bigg\| \Bigg\| \dots \Bigg| \bigg| \Big| \big| ||||
\big\lfloor \Big\lfloor \bigg\lfloor \Bigg\lfloor \dots \Bigg\rceil \bigg\rceil \Big\rceil \big\rceil
\big\uparrow \Big\uparrow \bigg\uparrow \Bigg\uparrow \dots \Bigg\Downarrow \bigg\Downarrow \Big\Downarrow \big\Downarrow
\big\updownarrow \Big\updownarrow \bigg\updownarrow \Bigg\updownarrow \dots \Bigg\Updownarrow \bigg\Updownarrow \Big\Updownarrow \big\Updownarrow
\big / \Big / \bigg / \Bigg / \dots \Bigg\backslash \bigg\backslash \Big\backslash \big\backslash ////\\\\

Alfabetos e fontes

O Texvc não pode renderizar caracteres Unicode arbitrários. Aqueles que ele consegue tratar podem ser adicionados ao texto usando as expressões abaixo. Outras, tais como cirílico, podem ser adicionadas como entidades Unicode ou HTML em texto corrido, mas não podem ser usados em fórmulas.

Alfabeto grego
\Alpha \Beta \Gamma \Delta \Epsilon \Zeta ABΓΔEZ
\Eta \Theta \Iota \Kappa \Lambda \Mu HΘIKΛM
\Nu \Xi \Pi \Rho \Sigma \Tau NΞΠPΣT
\Upsilon \Phi \Chi \Psi \Omega ΥΦXΨΩ
\alpha \beta \gamma \delta \epsilon \zeta αβγδϵζ
\eta \theta \iota \kappa \lambda \mu ηθικλμ
\nu \xi \pi \rho \sigma \tau νξπρστ
\upsilon \phi \chi \psi \omega υϕχψω
\varepsilon \digamma \vartheta \varkappa εϝϑϰ
\varpi \varrho \varsigma \varphi ϖϱςφ
Blackboard Bold/Scripts
\mathbb{A} \mathbb{B} \mathbb{C} \mathbb{D} \mathbb{E} \mathbb{F} \mathbb{G} 𝔸𝔹𝔻𝔼𝔽𝔾
\mathbb{H} \mathbb{I} \mathbb{J} \mathbb{K} \mathbb{L} \mathbb{M} 𝕀𝕁𝕂𝕃𝕄
\mathbb{N} \mathbb{O} \mathbb{P} \mathbb{Q} \mathbb{R} \mathbb{S} \mathbb{T} 𝕆𝕊𝕋
\mathbb{U} \mathbb{V} \mathbb{W} \mathbb{X} \mathbb{Y} \mathbb{Z} 𝕌𝕍𝕎𝕏𝕐
Negrito (vetores)
\mathbf{A} \mathbf{B} \mathbf{C} \mathbf{D} \mathbf{E} \mathbf{F} \mathbf{G} 𝐀𝐁𝐂𝐃𝐄𝐅𝐆
\mathbf{H} \mathbf{I} \mathbf{J} \mathbf{K} \mathbf{L} \mathbf{M} 𝐇𝐈𝐉𝐊𝐋𝐌
\mathbf{N} \mathbf{O} \mathbf{P} \mathbf{Q} \mathbf{R} \mathbf{S} \mathbf{T} 𝐍𝐎𝐏𝐐𝐑𝐒𝐓
\mathbf{U} \mathbf{V} \mathbf{W} \mathbf{X} \mathbf{Y} \mathbf{Z} 𝐔𝐕𝐖𝐗𝐘𝐙
\mathbf{a} \mathbf{b} \mathbf{c} \mathbf{d} \mathbf{e} \mathbf{f} \mathbf{g} 𝐚𝐛𝐜𝐝𝐞𝐟𝐠
\mathbf{h} \mathbf{i} \mathbf{j} \mathbf{k} \mathbf{l} \mathbf{m} 𝐡𝐢𝐣𝐤𝐥𝐦
\mathbf{n} \mathbf{o} \mathbf{p} \mathbf{q} \mathbf{r} \mathbf{s} \mathbf{t} 𝐧𝐨𝐩𝐪𝐫𝐬𝐭
\mathbf{u} \mathbf{v} \mathbf{w} \mathbf{x} \mathbf{y} \mathbf{z} 𝐮𝐯𝐰𝐱𝐲𝐳
\mathbf{0} \mathbf{1} \mathbf{2} \mathbf{3} \mathbf{4} 𝟎𝟏𝟐𝟑𝟒
\mathbf{5} \mathbf{6} \mathbf{7} \mathbf{8} \mathbf{9} 𝟓𝟔𝟕𝟖𝟗
Negrito (letras gregas)
\boldsymbol{\Alpha} \boldsymbol{\Beta} \boldsymbol{\Gamma} \boldsymbol{\Delta} \boldsymbol{\Epsilon} \boldsymbol{\Zeta} ABΓΔEZ
\boldsymbol{\Eta} \boldsymbol{\Theta} \boldsymbol{\Iota} \boldsymbol{\Kappa} \boldsymbol{\Lambda} \boldsymbol{\Mu} HΘIKΛM
\boldsymbol{\Nu} \boldsymbol{\Xi} \boldsymbol{\Pi} \boldsymbol{\Rho} \boldsymbol{\Sigma} \boldsymbol{\Tau} NΞΠPΣT
\boldsymbol{\Upsilon} \boldsymbol{\Phi} \boldsymbol{\Chi} \boldsymbol{\Psi} \boldsymbol{\Omega} ΥΦXΨΩ
\boldsymbol{\alpha} \boldsymbol{\beta} \boldsymbol{\gamma} \boldsymbol{\delta} \boldsymbol{\epsilon} \boldsymbol{\zeta} αβγδϵζ
\boldsymbol{\eta} \boldsymbol{\theta} \boldsymbol{\iota} \boldsymbol{\kappa} \boldsymbol{\lambda} \boldsymbol{\mu} ηθικλμ
\boldsymbol{\nu} \boldsymbol{\xi} \boldsymbol{\pi} \boldsymbol{\rho} \boldsymbol{\sigma} \boldsymbol{\tau} νξπρστ
\boldsymbol{\upsilon} \boldsymbol{\phi} \boldsymbol{\chi} \boldsymbol{\psi} \boldsymbol{\omega} υϕχψω
\boldsymbol{\varepsilon} \boldsymbol{\digamma} \boldsymbol{\vartheta} \boldsymbol{\varkappa} εϝϑϰ
\boldsymbol{\varpi} \boldsymbol{\varrho} \boldsymbol{\varsigma} \boldsymbol{\varphi} ϖϱςφ
Itálico
\mathit{A} \mathit{B} \mathit{C} \mathit{D} \mathit{E} \mathit{F} \mathit{G} 𝐴𝐵𝐶𝐷𝐸𝐹𝐺
\mathit{H} \mathit{I} \mathit{J} \mathit{K} \mathit{L} \mathit{M} 𝐻𝐼𝐽𝐾𝐿𝑀
\mathit{N} \mathit{O} \mathit{P} \mathit{Q} \mathit{R} \mathit{S} \mathit{T} 𝑁𝑂𝑃𝑄𝑅𝑆𝑇
\mathit{U} \mathit{V} \mathit{W} \mathit{X} \mathit{Y} \mathit{Z} 𝑈𝑉𝑊𝑋𝑌𝑍
\mathit{a} \mathit{b} \mathit{c} \mathit{d} \mathit{e} \mathit{f} \mathit{g} 𝑎𝑏𝑐𝑑𝑒𝑓𝑔
\mathit{h} \mathit{i} \mathit{j} \mathit{k} \mathit{l} \mathit{m} 𝑖𝑗𝑘𝑙𝑚
\mathit{n} \mathit{o} \mathit{p} \mathit{q} \mathit{r} \mathit{s} \mathit{t} 𝑛𝑜𝑝𝑞𝑟𝑠𝑡
\mathit{u} \mathit{v} \mathit{w} \mathit{x} \mathit{y} \mathit{z} 𝑢𝑣𝑤𝑥𝑦𝑧
\mathit{0} \mathit{1} \mathit{2} \mathit{3} \mathit{4} 01234
\mathit{5} \mathit{6} \mathit{7} \mathit{8} \mathit{9} 56789
Fontes Romanas
\mathrm{A} \mathrm{B} \mathrm{C} \mathrm{D} \mathrm{E} \mathrm{F} \mathrm{G} ABCDEFG
\mathrm{H} \mathrm{I} \mathrm{J} \mathrm{K} \mathrm{L} \mathrm{M} HIJKLM
\mathrm{N} \mathrm{O} \mathrm{P} \mathrm{Q} \mathrm{R} \mathrm{S} \mathrm{T} NOPQRST
\mathrm{U} \mathrm{V} \mathrm{W} \mathrm{X} \mathrm{Y} \mathrm{Z} UVWXYZ
\mathrm{a} \mathrm{b} \mathrm{c} \mathrm{d} \mathrm{e} \mathrm{f} \mathrm{g} abcdefg
\mathrm{h} \mathrm{i} \mathrm{j} \mathrm{k} \mathrm{l} \mathrm{m} hijklm
\mathrm{n} \mathrm{o} \mathrm{p} \mathrm{q} \mathrm{r} \mathrm{s} \mathrm{t} nopqrst
\mathrm{u} \mathrm{v} \mathrm{w} \mathrm{x} \mathrm{y} \mathrm{z} uvwxyz
\mathrm{0} \mathrm{1} \mathrm{2} \mathrm{3} \mathrm{4} 01234
\mathrm{5} \mathrm{6} \mathrm{7} \mathrm{8} \mathrm{9} 56789
Fontes Fraktur
\mathfrak{A} \mathfrak{B} \mathfrak{C} \mathfrak{D} \mathfrak{E} \mathfrak{F} \mathfrak{G} 𝔄𝔅𝔇𝔈𝔉𝔊
\mathfrak{H} \mathfrak{I} \mathfrak{J} \mathfrak{K} \mathfrak{L} \mathfrak{M} 𝔍𝔎𝔏𝔐
\mathfrak{N} \mathfrak{O} \mathfrak{P} \mathfrak{Q} \mathfrak{R} \mathfrak{S} \mathfrak{T} 𝔑𝔒𝔓𝔔𝔖𝔗
\mathfrak{U} \mathfrak{V} \mathfrak{W} \mathfrak{X} \mathfrak{Y} \mathfrak{Z} 𝔘𝔙𝔚𝔛𝔜
\mathfrak{a} \mathfrak{b} \mathfrak{c} \mathfrak{d} \mathfrak{e} \mathfrak{f} \mathfrak{g} 𝔞𝔟𝔠𝔡𝔢𝔣𝔤
\mathfrak{h} \mathfrak{i} \mathfrak{j} \mathfrak{k} \mathfrak{l} \mathfrak{m} 𝔥𝔦𝔧𝔨𝔩𝔪
\mathfrak{n} \mathfrak{o} \mathfrak{p} \mathfrak{q} \mathfrak{r} \mathfrak{s} \mathfrak{t} 𝔫𝔬𝔭𝔮𝔯𝔰𝔱
\mathfrak{u} \mathfrak{v} \mathfrak{w} \mathfrak{x} \mathfrak{y} \mathfrak{z} 𝔲𝔳𝔴𝔵𝔶𝔷
\mathfrak{0} \mathfrak{1} \mathfrak{2} \mathfrak{3} \mathfrak{4} 01234
\mathfrak{5} \mathfrak{6} \mathfrak{7} \mathfrak{8} \mathfrak{9} 56789
Calligraphy/Script
\mathcal{A} \mathcal{B} \mathcal{C} \mathcal{D} \mathcal{E} \mathcal{F} \mathcal{G} 𝒜𝒞𝒟𝒢
\mathcal{H} \mathcal{I} \mathcal{J} \mathcal{K} \mathcal{L} \mathcal{M} 𝒥𝒦
\mathcal{N} \mathcal{O} \mathcal{P} \mathcal{Q} \mathcal{R} \mathcal{S} \mathcal{T} 𝒩𝒪𝒫𝒬𝒮𝒯
\mathcal{U} \mathcal{V} \mathcal{W} \mathcal{X} \mathcal{Y} \mathcal{Z} 𝒰𝒱𝒲𝒳𝒴𝒵
Hebrew
\aleph \beth \gimel \daleth


Recurso Sintaxe Como é renderizado
caracteres não-itálicos \mbox{abc} abc abc
itálicos mistos (ruim) \mbox{if} n \mbox{is even} ifnis even ifnis even
itálicos mistos (bom) \mbox{if }n\mbox{ is even} if n is even if n is even
itálicos mistos (mais legível: ~ é um caractere não separável, enquanto "\ " força um espaço) \mbox{if}~n\ \mbox{is even} ifn is even ifn is even

Cores

Pode-se utilizar cor nas equações:

  • {\color{Blue}x^2}+{\color{YellowOrange}2x}-{\color{OliveGreen}1}
    x2+2x1
  • x_{1,2}=\frac{-b\pm\sqrt{\color{Red}b^2-4ac}}{2a}
    x1,2=b±b24ac2a

Veja todos os nomes de cores suportados pelo LaTeX.

Note que a cor não deve ser usada como o único meio de identificar alguma coisa, pois essa informação se perde quando se utiliza um meio preto e branco e também para pessoas com discromatopsia.

Questões de formatação

Espaçamento

Note que o TeX ajusta a maioria dos espaçamentos automaticamente, mas você pode eventualmente querer um controle manual.

Recurso Sintaxe Como fica renderizado
Espaços "quad" duplos a \qquad b ab
Espaços "quad" a \quad b ab
Espaço texto a\ b a b
Espaço texto sem conversão para PNG a \mbox{ } b a b
Espaço largo a\;b ab
Espaço médio a\>b [not supported]
Espaço pequeno a\,b ab
Sem espaço ab ab
Espaço pequeno negativo a\!b ab

Alinhamento com o fluxo de texto normal

Devido ao css padrão

img.tex { vertical-align: middle; }

uma expressão em linha como NNexdx deveria ser bem formatada.

Se você precisa alinhá-la mesmo assim, use <math style="vertical-align:-100%;">...</math> e experimente configurações com o argumento vertical-align até conseguir o correto; porém, a formatação pode depender do navegador e de suas configurações.

Ainda tenha em mente que você terá que lidar com estes problemas: se a renderização no servidor for corrigida em versões futuras, como conseqüência desta formatação manual extra suas fórmulas irão de repente aparecerem formatadas incorretamente. Portanto use este recurso moderadamente.

Renderização PNG forçada

Para forçar uma fórmula a ser renderizada como PNG, adicione \, (espaço pequeno) no fim da fórmula (onde ela não está sendo renderizada). Isto forçará imagens PNG se o usuário estiver em modo "HTML apenas", mas não para o modo "HTML se possível" (as configurações de renderização matemática nas preferências do usuário).

Você também pode usar \,\! (espaço pequeno e espaço negativo, com cancelar) em qualquer lugar dentro das tags matemáticas. Isto realmente força PNG mesmo em modo "HTML se possível", diferente de \,.

Isto pode ser útil para manter a renderização das fórmulas de um modo consistente, por exemplo, ou para corrigir fórmulas que renderizam incorretamente em HTML (uma vez, a^{2+2} renderiza com uma extra underscore), ou para demonstrar como algo é renderizado quando normalmente aparece como HTML (como nestes exemplos acima).

Por exemplo:


Sintaxe Como fica renderizado
a^{c+2} ac+2
a^{c+2} \, ac+2
a^{\,\!c+2} ac+2
a^{b^{c+2}} abc+2 (Errado com opção "HTML se possível ou PNG caso contrário"!)
a^{b^{c+2}} \, abc+2 (Errado com opção "HTML se possível ou PNG caso contrário"!)
a^{b^{c+2}}\approx 5 abc+25 (devido ao "" corretamente formatado, nenhum código "\,\!" é necessário)
a^{b^{\,\!c+2}} abc+2
\int_{-N}^{N} e^x\, dx NNexdx

Isto foi testado com a maioria das fórmulas desta página, e aparentemente funciona adequadamente.

Você poderia desejar incluir um comentário no código HTML para que pessoas não "corrijam" a fórmula removendo o código:

<!-- O \,\! é para manter a fórmula renderizada como PNG ao invés de HTML. Favor não removê-lo.-->


Diagramas comutativos

Para fazer diagramas comutativos, há três passos:

Diagramas em TeX

Xy-pic (Manual online) é o mais poderoso pacote para diagramas de propósito geral em TeX.

Pacotes semelhantes incluem:

O que segue é uma predefinição para Xy-pic, juntamente com um hack para aumentar as margens em dvips, de modo que o diagrama não seja truncado por over-eager cropping (sugerido em TUGboat: TUGboat, Volume 17 1996, No. 3):

\documentclass{amsart}
\usepackage[all, ps, dvips]{xy} % Carregamento do pacote XY-Pic
                                % Usando um ''driver [[w:postscript|postscript]]'' para curvas suaves
\usepackage{color}              % Para um ''frame'' invisível
\begin{document}
\thispagestyle{empty} % Sem numeração de páginas
\SelectTips{eu}{}     % Euler arrowheads (tips)
\setlength{\fboxsep}{0pt} % Margem da ''Frame box''
{\color{white}\framebox{{\color{black}$$ % Frame para margem

\xymatrix{ % O diagrama é uma matriz 3x3
%%% O diagrama vai aqui %%%
}

$$}}} % fim de math, fim do ''frame''
\end{document}

Converter para SVG

Uma vez feito o código TeX, pode-se produzir um arquivo SVG através do seguinte, assumindo que o arquivo TeX chama-se comm.tex:

latex comm.tex
dvips -E -y 2500 -o comm.eps comm.dvi
eps2eps -dNOCACHE comm.eps comm2.eps
pstoedit -f sk comm2.eps comm.sk
inkscape -z -f comm.sk -l comm.svg

Isso produz um arquivo DVI, converte o mesmo para EPS (reescalando por 2.5x), converte as fontes para outlines, e converte para SVG através do Sketch.

São assumidas várias coisas com relação ao software:

Carregamento do arquivo

Veja também: commons:Commons:First steps/Upload form
Veja também: w:en:Help:Contents/Images and media

Sendo o diagrama um trabalho feito por você mesmo, carregue-o para o Wikimedia Commons, de modo que todos os projetos (notavelmente, de todas as línguas) possam usá-lo sem ter que fazer uma cópia para uma wiki em seu próprio idioma. (Se você carregou anteriormente algum arquivo para outro lugar que não o Commons, faça um transwiki do mesmo para o Commons.)

Confira o tamanho
antes de realizar o carregamento, confira se o tamanho padrão da imagem não é muito grande ou muito pequeno, abrindo a mesma em alguma aplicação SVG e vizualizando-a em seu tamanho padrão (escala de 100%), caso contrário, ajuste a opção -y para dvips.
Nome
tenha certeza de escolher um nome significativo.
Carregue
Faça Login no Wikimedia Commons, e então carregue o arquivo; No Sumário, coloque uma pequena descrição.

Agora vá até a página da imagem e adicione uma descrição, incluindo o código fonte, usando essa predefinição:

{{Information
|Description =
{{en| Description [[:en:Link to WP page|topic]]
}}
|Source=Created as per: [[:en:meta:Help:Displaying a formula#Commutative diagrams]]
<pre>
% TeX source here
</pre>
|Date = The Creation Date, like 1999-12-31
|Author = [[User:YourUserName|Your Real Name]]
|Permission = {{self|PD-self (or other license)|author=[[User:YourUserName|Your Real Name]]}}
}}

[[Category:Commutative diagrams]]
Código fonte
  • Inclua o código fonte na página da imagem, na seção Source da predefinição Information, assim o diagrama poderá ser editado no futuro.
  • Inclua o arquivo .tex completo, não apenas o fragmento, assim os futuros editores não precisarão reconstruir um arquivo compilável.
  • (Não inclua ele na seção do Sumário, que como o nome indica deve ser apenas um sumário).
Licença
A licença mais comum para diagramas comutativos é PD-self; alguns usam PD-ineligible, especialmente para diagramas simples, ou outras licenças. Por favor não use a GFDL, pois ela exige que todo o texto da licença GFDL seja anexado a qualquer documento que use o diagrama.
Descrição
se possível, faça uma ligação para uma página relevante da Wikipédia relacionada ao diagrama.
Categoria
inclua [[Category:Commutative diagrams]], para que a imagem apareça em commons:Category:Commutative diagrams. Existem também subcategorias, que você pode preferir usar.
Inclua a imagem
agora inclua a imagem na página original onde a mesma deve ser utilizada através do comando [[Image:Diagram.svg]]

Exemplos

Um exemplo é commons:Image:PSU-PU.svg.

Exemplos

Polinômios quadráticos

ax2+bx+c=0

<math>ax^2 + bx + c = 0</math>

Polinômios quadráticos (Forçando renderização PNG)

ax2+bx+c=0

<math>ax^2 + bx + c = 0\,\!</math>

Fórmulas quadráticas

x=b±b24ac2a

<math>x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}</math>

Parênteses altos e frações

2=((3x)×23x)

<math>2 = \left(
 \frac{\left(3-x\right) \times 2}{3-x}
 \right)</math>
Snew=Sold(5T)22

 <math>S_{\text{new}} = S_{\text{old}} - \frac{ \left( 5-T \right) ^2} {2}</math>
 

Integrais

axasf(y)dyds=axf(y)(xy)dy

<math>\int_a^x \int_a^s f(y)\,dy\,ds
 = \int_a^x f(y)(x-y)\,dy</math>

Somatórios

m=1n=1m2n3m(m3n+n3m)

<math>\sum_{m=1}^\infty\sum_{n=1}^\infty\frac{m^2\,n}
 {3^m\left(m\,3^n+n\,3^m\right)}</math>

Equações diferenciais

u+p(x)u+q(x)u=f(x),x>a

<math>u'' + p(x)u' + q(x)u=f(x),\quad x>a</math>

Números complexos

|z¯|=|z|,|(z¯)n|=|z|n,arg(zn)=narg(z)

<math>|\bar{z}| = |z|,
 |(\bar{z})^n| = |z|^n,
 \arg(z^n) = n \arg(z)</math>

Limites

limzz0f(z)=f(z0)

<math>\lim_{z\rightarrow z_0} f(z)=f(z_0)</math>

Equações Integrais

ϕn(κ)=14π2κ20sin(κR)κRR[R2Dn(R)R]dR

<math>\phi_n(\kappa) =
 \frac{1}{4\pi^2\kappa^2} \int_0^\infty
 \frac{\sin(\kappa R)}{\kappa R}
 \frac{\partial}{\partial R}
 \left[R^2\frac{\partial D_n(R)}{\partial R}\right]\,dR</math>

Exemplos diversos

ϕn(κ)=0.033Cn2κ11/3,1L0κ1l0

<math>\phi_n(\kappa) =
 0.033C_n^2\kappa^{-11/3},\quad
 \frac{1}{L_0}\ll\kappa\ll\frac{1}{l_0}</math>

Continuação e casos

f(x)={11x<012x=01x2otherwise

<math>
 f(x) =
 \begin{cases}
 1 & -1 \le x < 0 \\
 \frac{1}{2} & x = 0 \\
 1 - x^2 & \mbox{otherwise}
 \end{cases}
 </math>

Subescitos prefixados

pFq(a1,...,ap;c1,...,cq;z)=n=0(a1)n(ap)n(c1)n(cq)nznn!

 <math>{}_pF_q(a_1,...,a_p;c_1,...,c_q;z)
 = \sum_{n=0}^\infty
 \frac{(a_1)_n\cdot\cdot\cdot(a_p)_n}{(c_1)_n\cdot\cdot\cdot(c_q)_n}
 \frac{z^n}{n!}</math>

Frações e pequenas frações

abab
<math> \frac {a}{b}\  \tfrac {a}{b} </math>

Relatório de erros

Discussões, relatórios de erros e pedidos de recursos devem ser encaminhados para a lista Wikitech-l. Estes também podem ser arquivados no Mediazilla sob o nome de MediaWiki extensions.

Ver também

Ligações externas

Meta

en:Help:Formula