Álgebra abstrata/Subgrupos

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Submonóides e subgrupos gerados por um subconjunto

Quando dizermos monóide podemos trocar por grupo, e quando dizermos submonóide podemos trocar por subgrupo na explicação abaixo, porque é válido para os dois tipos de objetos.

Dado um subconjunto S de um monóide M, nós precisamos do menor submóide de M que contém S. O que queremos é um submóide contendo S e contido em cada submóide contendo S. Se tal objeto existir, ele é único. Vamos supor que existem dois, H(S) e H'(S), assim H(S)H(S),H(S)H(S),H(S)=H(S)

Seja S um subconjunto dado do monóide M e seja MS={P/SPM}, i é, MS é o conjunto de todos os submonóides P de M que contém S. Agora tomemos <S>=MS. <S> é um submonóide se MS é um submóide. Como todos os P contém S, é claro que S<S>. Assim vemos que S<S>P. Podemos chamar <S> de submonóide gerado por S.

Quando <S>=M, dizemos que M é gerado pelo conjunto S e S é um conjunto gerador do monóide M.

Agora vamos separar monóides de grupos, para estudar cada caso.

Submonóides gerados por um subconjunto

Seja S={s1,s2,...,sn}. Temos que <S> é um submonóide que contém 1 de M e é fechado para o produto(p), de M, dos elementos de S. Assim se tomarmos S' como sendo o conjunto {1,s1,s2,...,sn}, <S>={apb;a,bS}. Assim S<S>, temos um monóide que contém S, como consequência contém <S>. Mas a construção de ambos os geradores possui o mesmo conceito: contém uma cópia de S e contém 1 de M e é fechado para o produto p, de M, dos elementos de S. Assim só lhes restam ser iguais. <S><S>

Grupo Cíclico (Subgrupos gerados por um subconjunto)

Quando G=<a> é um grupo G gerado por um subgrupo <a>, chamamos de grupo cíclico com gerador a. Exemplo: Podemos ter um subgrupo gerador <t>={tk/k}. Neste caso temos um grupo abeliano. Exemplo: o que um número pode gerar? Seja S = 1, e seja p = +. Assim <1>=(G,+,1), é um subgrupo que gera os inteiros, assim <1>=(,p,1)

O tipo de gerador que vai nos interessar é o do tipo <t>={tk/k}.

A aplicação ϕ:ntn é uma aplicação bijetora.

Pois pra todo ϕ(m+n)=tm+n=tmtn=ϕ(m)ϕ(n),ϕ(0)=1 a aplicação é sobretiva
Dado ϕ(m)=ϕ(n)tm=tntntm=1tnm=1.existsp=nmtp=1, logo a aplicação é injetiva e por final bijetiva. Portanto é isomorfa

Assim temos que <t>={1=t0,t1,...tr1}, onde a ordem de <t> é r.

Teorema: Qualquer dois grupos cíclicos de mesma ordem são isomorfos.

Teorema: Qualquer subgrupo de um grupo cíclico <a> é cíclico.

Predefinição:AutoCat