Medida e integração/Conjuntos de medida nula

Fonte: testwiki
Revisão em 22h22min de 15 de março de 2011 por imported>He7d3r.bot (Não é mais preciso inserir a navegação manualmente, basta manter a lista de capítulos do livro atualizada. Ver detalhes.)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Assim como nos capítulos anteriores, ao longo deste capítulo será suposto fixado um [[../Medida#defi:esp-com-medida|espaço com medida]] (X,𝔐,μ).

Predefinição:Âncora Predefinição:Definição

Predefinição:Âncora Predefinição:Definição

A noção que acaba de ser definida será usada com grande frequência e por isso será abreviada como P vale q.s. em E ou como P vale em q.t.p. de E.

Observe que o conceito depende fortemente da medida μ, então quando for preciso evitar ambiguidades, ela será indicada explicitamente, como por exemplo em P vale q.s.[μ] em E.

A seguir serão apresentados vários exemplos de "propriedades que valem quase sempre" em diferentes contextos, de modo que o leitor possa se familializar com este novo conceito. Por simplicidade, será usado sempre Γ para denotar indistintamente qualquer dos conjuntos , + e 𝕂. Predefinição:Exemplo

Predefinição:Exemplo

Mais adiante (na Definição ???), será dado o significado da mensurabilidade de funções que estejam definidas q.s.[μ] em E. Então, se for suposto que as funções fi do exemplo anterior forem mensuráveis, e que as imagens de ambas estão contidas em 𝕂, é possível comprovar que o conjunto N pode ser trocado por {xE|f1(x)=f2(x)}. De fato, como {xE|f1(x)=f2(x)}=(f1f2)1(𝕂*), este conjunto é [[../Mensurabilidade#defi:conj-mens|mensurável]], pois 𝕂* é um aberto e f1f2 é mensurável. Assim, tem-se que f1 é igual a f2 q.s.[μ] em E se, e somente se, μ({xE|f1(x)=f2(x)})=0. Predefinição:Exemplo

Predefinição:Exemplo

Ao longo dos próximos parágrafos serão apresentados resultados e definições com o objetivo de definir a "mensurabilidade" e a "integral" de "funções definidas quase sempre", isto é, de dizer o que significam coisas como:

  1. A frase "f:XΓ está definida q.s.[μ] em X e f é mensurável";
  2. A integral "Xfdμ", no caso de f ser uma função do tipo acima.

Lembrando que f:XΓ está definida q.s.[μ] em X quando existe algum [[../Mensurabilidade#defi:conj-mens|conjunto mensurável]] NX (não necessariamente único), tal que μ(N)=0 e que XN=NcDomf, poderia ser feita uma tentativa de definir a mensurabilidade dizendo que tal função f é mensurável se sua restrição f|Nc:NcΓ for mensurável. No entanto, como o conjunto N não tem motivo para ser único, se NX for outro [[../Mensurabilidade#defi:conj-mens|conjunto mensurável]], para o qual μ(N)=0 e N'cDomf, este conceito de mensurabilidade só estaria bem definido se fosse independente da escolha de N, isto é, se f|Nc fosse mensurável exatamente quando f|N'c fosse mensurável. O leitor pode imaginar a dificuldade que resultaria de seguir esta direção, observando que não há uma relação simples entre os conjuntos Nc e N'c.

Uma alternativa mais simples consiste em investigar as propriedades e consequências da seguinte definição provisória para o conceito de mensurabilidade: Predefinição:Âncora Predefinição:Definição

Para evitar que seja feita confusão, nos próximos parágrafos será usada a expressão "mensurável no sentido usual" para indicar que uma função é mensurável de acordo com a [[../Mensurabilidade#defi:fun-mens|Definição ???]].

O lema a seguir mostra como construir, por exemplo, uma [[../Mensurabilidade#defi:fun-mens|função mensurável no sentido usual]] f:XΓ quando já se conhece uma função f:XΓ definida q.s.[μ] que seja mensurável em X (no sentido da definição anterior). Predefinição:Lema

Observe que o domínio da função f~ é todo o conjunto X. Além disso, por definição, existe um conjunto N com as propriedades indicadas no enunciado e a função f~ construída varia conforme a escolha deste conjunto N. Uma função f~ construída como no lema anterior será chamada de redefinição de f. Com essa nomenclatura, o lema anterior expressa o fato de que toda redefinição f~ de uma função f mensurável em X é também [[../Mensurabilidade#defi:fun-mens|mensurável no sentido usual]].

Uma forma alternativa de se construir uma redefinição de uma função f dada é estendê-la a todo X atribuindo valores arbitrários aos pontos do conjunto de medida nula N e então definir f~ multiplicando f pela função característica de Nc (que irá zerar nos pontos de N):

f~=XNcf.

É comum alguns autores (citação???) usarem a expressão anterior para definir uma redefinição de f sem antes atribuir valores arbitrários para os pontos de N. Para isso, é convencionado (apenas por questões de praticidade) que "o produto de zero por algo que não existe dá zero".

Fazendo uso do lema anterior, é possível reformular a definição provisória do conceito de mensurabilidade (de funções definidas quase sempre). A forma mais geral do conceito é como segue:

Predefinição:Âncora Predefinição:Definição

Predefinição:Lema

Predefinição:Observação

Predefinição:Observação

Para dar continuidade ao que foi iniciado logo depois do exemplo ???, o próximo passo é dar sentido à notação Xfdμ no caso de f:XΓ ser uma função mensurável definida q.s.[μ] em X. Antes disso, porém, será introduzida uma notação adicional e serão deduzidos alguns resultados preliminares bastante simples.

Conforme o exemplo ???, f1=f2 q.s.[μ] significa existir um [[../Mensurabilidade#defi:conj-mens|conjunto mensurável]] NE, tal que μ(N)=0, ENDomf1Domf2 e que f1(x)=f2(x), xEN. O leitor pode verificar que a relação de "ser igual quase sempre em um conjunto em relação a uma certa medida" é, na verdade, uma relação de equivalência sobre o conjunto

(E;):={f:E|f e mensuravel}.

Isto justifica o uso de notações adicionais como fμg ou fEg (ou simplesmente fg) quando as funções f e g forem iguais quase sempre [μ] em E. Predefinição:Proposição

Predefinição:Lema

Agora já é possível definir a integral de funções definidas q.s.[μ] em E. Predefinição:Definição

Notas


Referências


Ver também

Predefinição:Wikipedia

Predefinição:AutoCat