Medida e integração/A reta real estendida

Fonte: testwiki
Revisão em 22h18min de 15 de março de 2011 por imported>He7d3r.bot (Não é mais preciso inserir a navegação manualmente, basta manter a lista de capítulos do livro atualizada. Ver detalhes.)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


No estudo da teoria da medida, é comum lidar com sequências e séries de funções. Como se sabe da análise real, algumas vezes os termos de uma sequência assumem valores arbitrariamente grandes e este é um dos casos em que se diz que a sequência não converge. Entretanto, em certos contextos é extremamente útil considerar este tipo de sequência como sendo convergente, pois os seus termos "tendem a infinito" ou se "aproximam do infinito". O problema é que o "infinito" não faz parte do conjunto dos números reais, então para que esta noção possa ter um sentido mais preciso, costuma-se definir um novo conjunto a partir dos números reais e dos elementos e +, de modo que este seja uma extensão da reta real:

Predefinição:Âncora Predefinição:Definição

Em capítulos posteriores será considerado frequentemente o subconjunto + da reta real estendida definido por

+:=[0,]=+{}.

Há outros motivos importantes para se considerar o ao longo da teoria da medida, por exemplo:

  • É de interesse poder integrar funções sobre conjuntos que tenham "medida infinita": perceba que tem, intuitivamente, comprimento infinito;
  • Mesmo quando se pretende fazer a integração de funções que tomam valores reais, pode ocorrer que ao considerar uma sequência de funções fn:X+, o valor de lim supnfn(x) ou de n=0fn(x) seja infinito em alguns pontos xX. Em tais situações, caso não se trabalhe com o , se perde uma parte da elegância e simplicidade dos principais resultados sobre convergência (por exemplo, o teorema da convergência monótona e a "integração termo a termo" de séries de funções). Torna-se então mais conveniente a introdução do símbolo e de algumas convenções para se fazer cálculos envolvendo este símbolo.

Na próxima seção serão definidas algumas estruturas que facilitam o uso de : uma relação de ordem, uma topologia e também uma aritmética.

Ordem, topologia e aritmética na reta real estendida

A retal real estendida se torna um Predefinição:W definindo a+ para todo número real a. Analogamente, a ordem sobre + é induzida ordem de , ou seja, para cada a+ se tem 0a<.

Com esta ordem, se =X e X não é limitado superiormente, isto é, se para todo y existe algum xX tal que x>y, então supX=. Analogamente, se X não é limitado inferiormente, então infX=. Deste modo, todo subconjunto não vazio de (e, em particular, de ) tem Predefinição:Busca e Predefinição:Busca[ver nota 1] em , o que faz da reta real estendida um Predefinição:W. Este é um dos principais motivos para a introdução dos símbolos e +.

A partir desta relação de ordem, defini-se a Predefinição:Busca sobre . Os intervalos abertos são os subconjuntos de que podem ser escritos em uma das seguintes formas:

  • (a,b):={x:a,b e a<x<b}
  • [,a):={x:a e x<a}
  • (a,+]:={x:a e a<x+}

Deste modo, um conjunto U é aberto se for uma reunião de intervalos dos tipos acima (pois eles formam uma Predefinição:Busca para ).

Com esta topologia, as noções de limite envolvendo o infinito podem ser definidas de forma unificada a partir da definição topológica de limite.

Observe que ao fazer a interseção de com intervalos abertos de se obtém um intervalo aberto de , ou seja, um conjunto da forma (a,b), (,a) ou (a,+). Levando em conta que estes intervalos formam uma base de abertos para a topologia usual de , segue que tal topologia é induzida pela que se definiu sobre anteriormente e que a inclusão xx é contínua. Do mesmo modo, a topologia usual sobre + é a induzida pela topologia usual de .

As operações aritméticas de podem ser parcialmente estendidas para da seguinte maneira[1]:

a+=++a=+,aa=+a=,a+a±=±a=±,a(0,+]a±=±a=,a[,0)a+=+a=0,a=0

Aqui, a+ significa tanto a+(+) quanto a() e a significa tanto a(+) quanto a+().

Também será convencionado que |±|=+.[2]

Quando se restringe as operações apenas ao conjunto +, vale:

a+=+a=,a+
a=a={,se a(0,+]0,se a=0

Por mais estranho que possa parecer a definição de 0 (ou 0) como sendo 0, verifica-se facilmente que, com esta escolha, em + continuam valendo as propriedades comutativa, associativa e distributiva, sem qualquer restrição. Vale ressaltar, no entanto, que as "leis de cancelamento" devem ser usadas com cuidado, pois:

  • a+b=a+cb=c, apenas no caso em que a<
  • ab=acb=c, somente quando se tem 0<a<

As expressões 1/0, e ±/± (chamadas de "formas indeterminadas") serão deixadas indefinidas, como é de costume em outros textos da área. As regras acima podem ser intuídas a partir das propriedades usuais de limites que tomam valores infinitos, presentes nos textos de Predefinição:Busca.

Com as definições dadas, não é um Predefinição:Busca nem mesmo um Predefinição:Busca. Apesar disto, ele ainda possui diversas propriedades bastante convenientes:

  • a+(b+c) e (a+b)+c ou são iguais ou são ambos indefinidos.
  • a+b e b+a ou são iguais ou são ambos indefinidos.
  • a×(b×c) e (a×b)×c ou são iguais ou são ambos indefinidos.
  • a×b e b×a ou são iguais ou são ambos indefinidos
  • a×(b+c) e (a×b)+(a×c) são iguais se ambos estiverem definidos.
  • Se a=b e se tanto a+c quanto b+c estiverem definidos, então a+c=b+c.
  • Se a=b e c>0 e tanto a×c quanto b×c estiverem definidos, então a×c=b×c.

Em geral, todas as regras usuais de aritmética continuam válidas em , desde que todas as expressões envolvidas estejam definidas.

Na próxima seção será considerado uma [[../Mensurabilidade#defi:s-algebra|σ-álgebra]] que pode ser definida de modo muito natural a partir da topologia de um conjunto: Se (X,𝒞) é um espaço topológico, tem-se em particular que 𝒞𝒫(X). Neste caso, conforme se demonstrou na [[../Mensurabilidade#prop:menor-s-algebra|Proposição 1.21]] existe a menor [[../Mensurabilidade#defi:s-algebra|σ-álgebra sobre X]] que contém 𝒞, que é 𝒞. Isto motiva a próxima definição.

Conjuntos de Borel

Predefinição:Âncoras Predefinição:Definição

Conforme se aprende em topologia, se (X,𝒞) e (Y,𝒞) são espaços topológicos, e f:XY é uma função contínua, então a pré-imagem f1(A) de qualquer aberto A𝒞 é um aberto da topologia 𝒞. Neste caso, levando em conta que 𝒞X, se conclui que f1(A)X, para qualquer A𝒞. Isto significa que [[../Mensurabilidade#defi:fun-mens|f é mensurável]] em relação a X e 𝒞. Estas funções mensuráveis recebem os nomes específicos, conforme a próxima definição.

Predefinição:Âncoras Predefinição:Definição

Predefinição:Âncora Predefinição:Proposição Predefinição:Demonstração

A última propriedade da proposição anterior costuma ser usada para verificar se determinada função que toma valores reais é ou não mensurável[3].

A próxima definição apresenta alguns conceitos relacionados a ideia de limite: os limites de oscilação. Sua importância será notada no decorrer do estudo de sequências, tanto numéricas quanto de funções.

Predefinição:Âncoras Predefinição:Definição

Predefinição:Proposição Predefinição:Demonstração

A seguir serão definidas algumas operações que se costuma fazer com funções com imagem na reta real estendida. A essência de tais operações é "tomar um limite em cada ponto do domínio da função". A definição 2.31 formaliza esta ideia:

Predefinição:Âncoras Predefinição:Definição

Predefinição:Âncora Predefinição:Proposição Predefinição:Demonstração

Predefinição:Corolário Predefinição:Demonstração

Predefinição:Corolário Predefinição:Demonstração

No desenvolvimento da teoria de integração, será importante considerar os seguintes tipos particulares de funções da forma min{f,g} e max{f,g}:

Predefinição:Âncoras Predefinição:Definição

Predefinição:Âncora Predefinição:Lema Predefinição:Demonstração

Predefinição:Observação

Notas

  1. Lembre-se que em só os conjuntos limitados possuem esta propriedade

Referências

  1. Ver também: [[../Bibliografia#Isnard (2007)|Isnard (2007)]], pág. 60.
  2. Conforme [[../Bibliografia#Isnard (2007)|Isnard (2007)]], pág. 61, Corolário 5.7.
  3. Compare a [[../Mensurabilidade#defi:fun-mens|Definição 1.9]] com a definição de [[../Bibliografia#Isnard (2007)|Isnard (2007)]], pág. 57.

Predefinição:AutoCat