Guia de problemas matemáticos/Geometria plana/Secção no Trapézio

Fonte: testwiki
Revisão em 22h58min de 24 de janeiro de 2011 por imported>He7d3r.bot (Atualizando a categoria do livro, com AutoCat (detalhes). utilizando AWB)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O problema

Em um trapézio, cujas bases medem a e b, os pontos M e N pertencem aos lados não-paralelos. Se MN divide em dois outros trapézios equivalentes, calcule a medida de MN em função de a e b.

Uma solução

Para melhor visualização do problema e da solução, eis uma imagem ilustrativa:

Imagem ilustrativa.

Bom, o enunciado informou que os trapézios obtidos serão equivalentes. Se isso ocorre, os trapézios obtidos possuem a mesma área, ou seja, metade da área do trapézio inicial. Podemos notar ainda que a altura do trapézio inicial será dada pela soma das alturas dos trapézios obtidos com o seccionamento. Então, vamos encontrar o valor dessas alturas!

(I)A=(a+b).H21A=2(a+b).HH=2Aa+b


(II)A2=(b+MN).h122A=2(b+MN).h1h1=Ab+MN


(III)A2=(a+MN).h222A=2(a+MN).h2h2=Aa+MN


Agora, como a soma das alturas dos trapézios menores resultará na altura do trapézio maior:


H=h1+h2

2Aa+b=AMN+a+AMN+b


Pronto. Agora todos os fatores A podem ser "cortados". Note também que, do lado direito da igualdade, o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) será (MN + a).(MN + b):

2a+b=a+b+2MNMN2+(a+b)MN+ab(a+b)2+2MN.(a+b)=2MN2+2MN.(a+b)+2ab


2MN2=a2+2ab+b22abMN2=a2+b22MN=a2+b22


E assim terminamos o problema.


Caso você tenha uma outra solução, sinta-se livre para editar o artigo, apenas utilize a aba "Discussão" para discutir as soluções antes de alterar o tópico. Sinta-se livre também para comentar, criticar ou sugerir qualquer coisa.

Agradecimentos

  • A Ângelo Alberto de Castro Almeida, que me enviou esse e outros vários problemas do CACN, juntamente com suas soluções, colaborando para o desenvolvimento do Guia.

Predefinição:AutoCat