Guia de problemas matemáticos/Equações e inequações/O relógio atrasado

Fonte: testwiki
Revisão em 22h57min de 24 de janeiro de 2011 por imported>He7d3r.bot (Atualizando a categoria do livro, com AutoCat (detalhes). utilizando AWB)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O problema

Um relógio indica dois minutos menos que a hora certa e adianta t minutos por dia. Se estivesse atrasado três minutos e adiantasse t+12 minutos por dia, então marcaria a hora certa exatamente um dia antes do que vai marcar. Calcule o tempo t, em minutos, que esse relógio adianta por dia.


A solução

Com os dados do enunciado, podemos montar um sistema de equações. Primeiramente, se o relógio está atrasado 2 minutos e adianta t minutos por dia, ele levará d dias para marcar a hora certa.

Se ele estivesse 3 minutos atrasado, e adiantasse t+12 minutos por dia, ele levaria d - 1 dias para marcar a hora certa.

Sendo assim, o sistema de equações é:

d.t=2

(d1).(t+12)=3

Substituindo a primeira equação na segunda, vem:

(2t1).(t+12)=3

2+1tt12=3

4t+22t2t=6t

2t2+3t2=0


Chegamos numa equação do segundo grau. Aplicando a fórmula de Bháskara, temos que:

t1=12minuto

t2=2minutos

Como não existe a noção de tempo negativo, finalmente:

t=12minuto

E o problema termina.


Caso você tenha uma outra solução, sinta-se livre para editar o artigo, apenas utilize a aba "Discussão" para discutir as soluções antes de alterar o tópico. Sinta-se livre também para comentar, criticar ou sugerir qualquer coisa.

Agradecimentos

  • A Ângelo Alberto de Castro Almeida, que me enviou esse e outros vários problemas do CACN, juntamente com suas soluções, colaborando para o desenvolvimento do Guia.

Predefinição:AutoCat