Mecânica dos fluidos/Medidores de vórtices: diferenças entre revisões

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
imported>He7d3r.bot
m Não é mais preciso inserir a navegação manualmente, basta manter a lista de capítulos do livro atualizada. Ver detalhes.
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 23h04min de 15 de março de 2011

Medidores de vórtices

Esses medidores contam com um obstáculo que perturba o fluxo (bluffer), de forma a provocar o aparecimento de vórtices nas suas laterais. A intensidade desses vórtices exibe um caráter oscilatório. A frequência de oscilação relaciona-se com a velocidade do fluido da forma seguinte:


v=fLNS


onde L é o comprimento característico do obstáculo e NS é o número de Strouhal. O obstáculo pode ter formas diversas, desde uma simples barra até um flange com múltiplas aberturas.

Neste caso, a variável secundária é a frequência de oscilação, que normalmente é obtida a partir da oscilação da pressão. Esta pode ser medida por diversos meios: manômetros, cristais piezoelétricos, etc.

Os medidores de vórtices podem medir líquidos e gases, em amplas faixas de temperatura, com boa exatidão (de 1% a 0,5% do fundo de escala) e moderada rangeabilidade (20:1). Não são muito bons, no entanto, para trabalho com líquidos muito viscosos e tubulações muito largas (superiores a 6"). Além disso, provocam perda de carga e vibrações na tubulação.



Predefinição:AutoCat