Mecânica dos fluidos/Equações para linhas de fluxo: diferenças entre revisões

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
imported>He7d3r.bot
m Não é mais preciso inserir a navegação manualmente, basta manter a lista de capítulos do livro atualizada. Ver detalhes.
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 23h00min de 15 de março de 2011

Equações para linhas de fluxo

Linhas de corrente

Como as linhas de corrente são, em cada instante, tangentes à velocidade do fluxo, temos que, para uma linha de corrente λs qualquer


dydx|λs=vyvxvxdyvydx=0


Introduzindo uma função ψ tal que dψ = vxdy - vydx, teremos dψ = 0, ou seja, ψ = constante. Essa função ψ é chamada função corrente (ing. stream function). Cada linha de corrente λs corresponde, então, a um valor fixo de ψ. Esse valor é arbitrário, uma vez que é a diferencial dψ que é definida univocamente, não a função em si.


De acordo com o teorema de Euler sobre as diferenciais exatas, dψ = vxdy - vydx = P(x,y)dy + Q(x,y)dx será uma diferencial exata se


P(x,y)=vx=ψyQ(x,y)=vy=ψx


Assim


ψ=dψ=(vxdyvydx)=(ψydy+ψxdx)


Uma propriedade interessante da função corrente é que ela satisfaz a equação de continuidade para um fluido incompressível em escoamento bidimensional:


ρt+((ρv))=ρv=ρ(vxx+vyy)=ρ(xψyyψx)=ρ(2ψxy2ψxy)=0


A dimensão de ψ é [L2.t-1], o mesmo da vazão volumétrica Φ definida anteriormente . A diferença dos valores de ψ entre duas linhas de corrente ψ1 e ψ2 é chamada taxa de vazão volumétrica; a diferença dos valores do produto ρψ entre duas linhas de corrente é chamada taxa de vazão mássica, e sua dimensão é [M.L-1.t-1].

O volume de fluido que escoa entre duas linhas de corrente adjacentes (Δψ = 1) é o mesmo. Assim, em regiões onde as linhas de corrente são mais próximas entre si, a velocidade do fluido é maior, uma vez que a área transversal é menor. As linhas de corrente, dessa forma, são um bom indicador visual do comportamento do fluido na região.



Predefinição:AutoCat