Logística/Sistemas de distribuição/Escala de veículos/Métodos de melhoramento: diferenças entre revisões

Fonte: testwiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
imported>JoaoRGouveia
Sem resumo de edição
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 15h53min de 25 de maio de 2011

As heurísticas de melhoramento para PEV operam em cada rota separadamente, ou em várias rotas ao mesmo tempo, como descreve (Toth e Vigo, 2002e, p.121 e 122).

Melhoramento em rota simples: A grande maioria dos processos de melhoramento de PCV (problema do caixeiro viajante) pode ser descrito em λ-opt mechanism por Lin. Onde as bordas λ são removidas do circuito e os λ que sobram são conectados novamente de todas as maneiras possíveis. Se alguma nova conexão lucrativa, for identificada (a primeira ou a melhor), é implementada. O processo termina num mínimo local, quando não se consegue melhorar mais. Verificar se λ é solução óptima pode ser alcançado em  O(n2) tempo. Várias modificações do esquema inicial foram propostas.

Or propôs outro modelo denominado Or-opt, que consiste na deslocação de fios de 3,2 ou 1 vértices consecutivos para outro local. O que equivale a executar uma forma restrita de intercâmbios 3-opt. Verificar se Or é óptimo requer  O(n2) tempo.

Por outro lado Renaud, Boctor e Laporte elaboraram um método, onde se propõe um subconjunto de re-conexões promissoras entre a cadeiade no máximo W bordas e outra cadeia de duas bordas. Verificar se este método denominado algoritmo 4-opt requer  O(Wn2) operações.

Melhoramento multi-rota: Thompson e Psaraftis descreveram no seu estudo um esquema geral b-cíclico, k-transferência, onde é sugerido uma permutação cíclica de  b rotas e  k clientes de cada rota são deslocados para a rota seguinte do ciclo de permutação. Aplicando sequências específicas do ciclo  b, as trocas  k-transferências (com  b=2 ou variável  b e  K=1 ou  2) dão resultados interessantes. Van Breedam Classificou as operações de melhoramento como:

  • Fio em cruz (FC).

Dois fios de vértices são deslocados, cruzando duas bordas de duas rotas distintas.

Representação esquemática de fio em cruz. Imagem à esquerda antes, à direita depois
  • Fio trocado (FT).

Dois fios de no máximo  k vértices é trocado entre duas rotas.

Representação esquemática de fio trocado. Imagem à esquerda antes, à direita depois
  • Fio deslocado (FD)

Dois fios de no máximo  k vértices é movido de uma rota para outra, tipicamente com  k=1 ou  2.

Representação esquemática de fio deslocado. Imagem à esquerda antes, à direita depois
  • Fio misturado (FM)

A melhor deslocação entre FT e FD é seleccionada.

Que podem ser vistos como casos especiais de 2 ciclos de trocas. Este processo é utilizado em PEV com janela de tempo.

Predefinição:AutoCat